DEDICATORIAS BELEZA ARTESANATO GULOSEIMAS FESTA INICIO

Passo a passo do bolo pintado a mão!


Olá queridos seguidores, andei meio sumida, mas foi por uma boa razão, foi pela atenção dada a minha família. Bom, hoje vou passar o passo a passo do bolo pintado a mão.



Neste bolo eu estiquei a pasta americana com o rolo de macarrão, eu polvilhei amido de milho na mesa para facilitar o trabalho, polvilhe a vontade, sobre a massa, abaixo, o importante é não grudar. Estique com a espessura de 1/2 cm, corte como desejar. Coloque com muito cuidado sobre uma folha de papel ou cartolina, para facilitar o transporte para o bolo, depois que passa um tempinho da massa ao ar, ele tende a ressecar e pode partir na hora do trasporte, o papel ajuda e muito!! Passe a mão ou um pincel com cerdas super macias para retirar todo o amido do lado onde vai pintar.
Pegue o desenho que deseja passar para a massa e coloque sobre a massa, tomando cuidado para que o desenho fique por completo no centro da massa e que não fique nenhuma parte do desenho para fora da massa.

Eu fiz um instrumento para facilitar meu trabalho, mas vc pode usar uma agulha de crochê a mais fina ou uma agulha de costura um pouquinho mais grossa que aquelas super finas. Perfure todo o desenho indo até o final da massa. Cuidado para não mexer o papel e perfure todo o desenho, uma vez que vc move o papel não tem como voltar mais, terá que começar tudo novamente, desde a parte que tem que amassar e esticar a massa.
Use uma luminaria bem forte sobre a massa para vc ver onde estão os furinhos. Coloque o desenho ao lado para quando vc tiver alguma duvida vc possa olhar. Vá ligando os pontinhos. Use a caneta com corante. Pinte como no desenho usando corante gel, sei que ainda não existe todas as cores, então vá misturando as cores até vc encontrar a cor desejada. Uma dica é pegar um pouquinho com um pincel e usar uma massa que vc não está usando para testar as cores. O corante gel, difícilmente escorre, as as vezes ela fica rececada, dificultando o trabalho, então vc pode pingar uma ou duas gotinhas de água, não molhe muito, a água facilita que o corante escorra pelo desenho.

Eu já fiz desenhos com sombras e luzes usando corantes mais claros e escuros. Fica lindo!! Outra dica é usar o dourado o prateado e o gliter de bolo. Estas cores dão vida para o desenho. O branco é muito importante, ele é muito bom para dar luz aos olhos, faça o teste, deixe o branco dos olhos por ultimo e compare!

Se vc quiser pode usar o papel arroz decorado, mas os convidados percebem de cara quando é pintado a mão!

Espero que gostem da dica.

20 comentários:

Anônimo disse...

OLÁ MEU NOME É ZELIA, GOSTARIA DE DIZER QUE ACHEI O SEU BLOG POR ACASO E ADOREI TUDO, É MUITO BOM ENCONTRAR PESSOAS QUE MULTIPLICAM SEUS CONHECIMENTOS COM O PROPOSITO DE AJUDAR O PROXIMO. OBRIGADA ME AJUDOU MUITO.

Anônimo disse...

oi eu sou a Zelia tenho uma duvida é que eu vi um bolo de castelo com pasta americana branca e por fora estava pintado de rosa pink com gliter comestível eu gostaria de saber se o bolo pode ser pintado todo com corante em gel e qual marca de corante vc aconselha ?

Unknown disse...

Ola zelia vc eh de sao paulo- jabaquara?

Anônimo disse...

Eu sou do RJ capital, os bolos que faço com pasta americana são todos tingidos com corante em gel com a marca Wilton( na massa), só que fui em uma festa e achei super interessante um bolo ser pintado na passa por fora.

Si disse...

Olá Zélia, me desculpe pela demora da resposta. Eu uso o gel da Wilson ou Arcolor Liquigel.. a minha mãe que faz bolo para fora usando esta técnica ela prefere o Arcollor Liquigel pois é mais firme ao mesmo tempo fácil de manusear sem que escorra... uma dica antes de pintar é passar um pouco de amido de milho na massa já esticada e depois tirar o excesso com a mão, assim ajuda mais ainda para que não escorra. Já aconteceu da pasta estar muito mole e escorrer um pouco, mas foi uma vez e o tempo estava muito úmido, por isso que o amido ajuda.
Qualquer coisa só dar um toque!!
Agradeço a visita!!!

Si disse...

O bolo pode ser pintado por fora sim... minha mãe prefere esta técnica ao tingir a massa, pois assim vc consegue as cores mais vivas.. como o preto e o vermelho por exemplo.

Adriana Durães disse...

Bom dia!! Muito legal esta técnica só faco detalhes, fazer todo assim... Adorei!! So uma duvida. Vcs colocam o corante em gel em canetas normais??

Adriana Durães disse...

Bom dia!! Muito legal esta técnica só faco detalhes, fazer todo assim... Adorei!! So uma duvida. Vcs colocam o corante em gel em canetas normais??

Tia Si disse...

Obrigada, agora se deixar a massa endurecer um pouco, vc pode riscar sobre a massa, fica mais fácil que furar, tenho feito assim e funciona muito melhor, a dica é uma lapiseira bem fininha e ter a mão firme para riscar. Sobre a caneta, tem canetas especializadas para bolos, não é muito caro, e vc encontra em qualquer casa de festa. obrigada por visitar meu blog, bjinho

Anônimo disse...

gostaria de saber como faço para desenhar isso e uma caneta que compra ou posso fazer este liquido preto em casa? e se faz como ?

Si disse...

Tem uma caneta especial em casa de festas, mas prefiro usar corante gel preto com um pincel bem fininho.. uma dica é não diluir para não escorrer.

Unknown disse...

Adorei a explicação, bem detalhada e simples. Vou tentar fazer.

Unknown disse...

Adorei a explicação, bem detalhada e simples. Vou tentar fazer.

Anônimo disse...

Demora muito pra secar?

Unknown disse...

Oi me chamo tanyelle, amei seu trabalho, realmente muito lindo. Parabéns!!
Gostaria de saber se é possivel fazer pinturas em pasta de leite em pó, pois é o que mais uso nos meus bolos. Será que fica bom?

Si disse...

Oi Tanyelle, eu uma vez tentei pintar na pasta de leite em po, no meu caso ele correu um pouco a tinta, acredito que por causa do açúcar que usei para a pasta. Mas se sua massa for bem densa acredito que não terá problemas. Faça um teste em um pedacinho de massa que sobrar. Quando a massa for muito úmida e começa escorrer, eu costumo passar maizena e com pincel de cerdas macias eu retiro o excesso antes de pintar, outra sugestão é usar aqueles pó perolizado para pintar chocolate, só que fica bem suave a pintura com ele. bj

Si disse...

não demora para secar, só não coloque na geladeira.

Unknown disse...

Gostaria de saber qual a melhor maneira de aplicar uma faixa de pasta americana dourada contornando o bolo?

Unknown disse...

Com tingir a faixa de dourado?

Unknown disse...

Boa tarde!!!! Posso usar também o corante líquido para fins alimentícios?!

Postar um comentário