DEDICATORIAS BELEZA ARTESANATO GULOSEIMAS FESTA INICIO

Pão caseiro da Zilda


Olá queridos, para quem gosta de pão caseiro aí vai uma receita para um pão grande. Esta receita foi enviada pela minha mãe, pois eu queria uma quantidade boa para uma família de quatro pessoas que não come muito... esta receita é muito boa, deu um pão grande e durou tranquilo três dias aqui onde moro que é uma região muito quente e úmida.
Vamos a receita:

Misture em uma vasilha:
# 1 sachê de fermento para pão ( aquele que vem dois sachês juntos, só que vc usa um)
# 1 colher de sopa bem cheia de açúcar
# 1/2 xic de óleo
# 1 xic de leite morno ( a temperatura ideal é vc esquentar até conseguir aguentar 10 seg com o dedo no leite - lave bem as mão para fazer o teste e não ter problemas)

em outra vasilha misture:
#2 xic de trigo
# 1 colher de chá cheia de sal

Faça uma covinha na farinha misturada e acrescente:
# 2 ovos
e a mistura da primeira vasilha, comece a amassar e continue acrescentando o trigo até ponto, para minha massa deu aproximadamente 1/2 kg de trigo. Amasse até começar a soltar das mão, mas cuidado para não deixar a massa ficar pesada por excesso de trigo.
Depois de sovada a massa, retire um pedaço pequeno de massa e faça uma bolinha do tamanho de uma bola de gude e coloque em um copo com água, o restante da massa vc já deixa descansando em formato de pão na forma untada. Quando a bolinha subir quer dizer que vc já pode colocar o pão para assar, pois ele cresceu o suficiente para ficar leve. Eu passei uma gema com um pinguinho de leite na parte de cima do pão e fiz pequenos cortes com a faca antes de assar em forno médio pré aquecido, para ficar mais bonito e douradinho.
Espero que tenham gostado.
bjão grande em todos

Nenhum comentário:

Postar um comentário